Bio

João Cassias - Crédito foto: Marcio Sallowicz

Luthier João Cassias

Comecei meus estudos como auto-didata, e passei a freqüentar a Escola de Luthieria B&H em 2003, com essa experiência, pude perceber que meu interesse em construir não era um simples capricho da juventude, e sim algo que poderia se desenvolver em uma atividade profissional.

Após a experiência na escola, aperfeiçoei minhas habilidades na oficina do Luthier João Scremin, construtor de violões clássicos e flamencos. Pude contar com seu acompanhamento técnico e teórico, o que foi vital para o sucesso das primeiras encomendas que recebi, assim como nos serviços de manutenção e reparos.

Há muito interessado na construção de guitarras acústicas, no início de 2008, depois de pesquisar inúmeras opções, me inscrevi no programa de especialização da escola de Luthiera Galloup Guitars em Michigan. Foram seis meses de treinamento diário intensivo, onde tive a oportunidade de me especializar em diversas técnicas de construção, tanto de violões quanto de guitarras acústicas. E com muita satisfação, posso dizer que fui o primeiro brasileiro a concluir o “Master Program”, o curso mais completo da escola.

Após a conclusão, fui indicado pelo Brian Galloup para uma entrevista com o renomado luthier de violões Ervin Somogyi, uma das maiores referências de luthieria norte americana. Aprovado na entrevista, e depois de uma sessão de testes de habilidade e conhecimentos, estagiei em seu atelier por duas semanas em Berkeley, California. Nesse estágio, aprimorei meus conhecimentos relativos a acústica e técnicas de construção de violões de alto nível, que hoje aplico na construção das minhas guitarras acústicas , as famosas archtop guitars.

Em 2012 estive nos Estados Unidos novamente, para um workshop de guitarras acústicas promovido pelo luthier Tom Ribbecke, reconhecido como um dos melhores do mundo nesse tipo de instrumento. Nessa oportunidade, presenciei a construção de um instrumento em 7 dias, conheci novas técnicas e convivi com outros luthieres dedicados à guitarras acústicas.

De volta a São Paulo, hoje me dedico especialmente à construção de guitarras elétricas e acústicas com design próprio.

Crédito foto: Marcio Sallowicz